Gastronomia Madeirense



De entre todas as especialidades da Madeira, há que destacar as deliciosas "espetadas" com carne de vitela, os bifes de atum e o excelente peixe espada.O "Bolo de mel" é excelente, mas deve-se dar especial atenção aos frutos tropicais, como as bananas, as papaias, os abacates, os frutos da paixão e as mangas. Os vinhos da Madeira são famosos em todo o mundo.

Espetada Madeirense



Um dos pitéus mais originais e apreciados é a espetada regional é muito apreciada na Ilha da Madeira, principalmente quando é feita num espeto de louro, ou seja, num espeto retirado do loureiro. A carne fica muito saborosa e ainda mais quando é acompanhada do designado “vinho seco” (vinho oriundo das castas tipicamente regionais), de milho frito, bolo do caco e de alguma vontade de comer. Aqui deixo um pequeno video de como preparar a típica espetada madeirense.


Muitos restaurantes dispõem de mesas com estruturas em ferro, aplicadas ao centro, onde se penduram os espetos (de pau de louro,pois este dá mais gosto à carne), depois de bem temperados com alho, sal grosso, e folhas de louro.

Bolo do Caco


O bolo do caco é uma das especialidades da Madeira, que pode ser servido com manteiga de alho, chouriço ou bacon.
É óptimo para barrar manteiga de alho e servir com a tradicional espetada regional. Em qualquer ocasião o bolo do caco cai sempre bem. Depois de provar nunca mais se esquece um sabor assim.



Polvo a madeirense 


Um dos pratos muito pedidos na Madeira é o polvo em escabeche, que normalmente é servido como "dentinho", que geralmente é acompanhado com a típica cerveja madeirense a "coral" e o vinho, este prato  também é servido  como entrada.


Milho


O Milho pode ser cozido ou frito e acompanhado com  Pão Caseiro, com Batata Doce e Bolo do Caco ou simplesmente com um bife de atum.


Aqui uma pequena imagem do delicioso e apetitoso milho frito, tão apreciado para acompanhar a espetada regional.


Caldo Verde


O tradicional caldo verde é uma das iguarias madeirenses, geralmente servido com ovo cozido e chouriço a acompanhar.

Lapas 


Especialidade madeirense, muito apreciada pelos habitantes locais e visitantes. As lapas são cozinhadas viradas para cima, numa frigideira própria e o seu gosto sobressai quando salpicadas com limão fresco e manteiga . O típico bolo do caco é um óptimo acompanhamento para este petisco.


Carne de vinho e alhos


Carne de vinho e alhos é um prato típico madeirense muito consumido por alturas do Natal, é tradicionalmente comida com o pão caseiro dai chamar-se na madeira sandes de carne de vinho e alhos.É condimentada sobretudo com alho e vinho e até mesmo com o cozido madeirense 

                                     Cozido a Madeirense 


O famoso cozido madeirense é um prato à base de carne de porco salgada, enchidos e legumes inteiros, entre eles a batata-doce.É cozinhado a lenha , o que da um óptimo paladar e sabor,os ingredientes são todos misturados numa grande panela e deixar-los a cozinhar  A acompanhar, serve-se cuscuz.